terça-feira, fevereiro 20, 2007

Pérolas da Sabedoria Popular II

Pois é, meus amigos... Mais uns tempos de trabalho, mais umas pérolas da sabedoria popular!


Aquilo que todos queremos saber, mas que não nos ensinam na Universidade...

A arte do desenrasca no seu melhor...

No fundo, para problemas macacos, soluções macacas!


CASO N.º 4
Bruxaria? Voodoo? Ou simplesmente nada?
Numa bela tarde de trabalho, em que fui acompanhar a realização do contraste leiteiro a uma das explorações associadas, deparei-me com uma situação caricata: todos os cordeiros andavam com um raminho de trovisco pendurado no pescoço, tipo uma coleira. A primeira coisa que pensei, foi que era um tipo de marcação, ou até um simples ornamento, pois há pastores que adoram verdadeiramente os seus animais, concedendo-lhes, por vezes, "miminhos" semelhantes. Sim, não pensem que são só os Lulús que são adorados... Resolvi tocar no assunto:
- Então e os cordeiros? Estão engraçados, nunca tinha visto... É para quê?
- Oh, doutor... É por causa da diarreia... Já andam com isto há uma semana, alguns estão melhores...
Pois... e outros foram com o c***lho!!! A sorte é que estes animais rústicos devem possuir alguma imunidade face aos agentes locais, senão eram dizimados por colibaciloses, coccidioses e outras oses meiguinhas...
Neste momento, estou a tentar implementar um programa de maneio reprodutivo, aliado a um programa de vacinação e desparasitação, mas tem sido complicado "abrir os olhos" a alguns criadores... Mesmo depois de lhes demonstrar que é melhor tirar os carneiros do rebanho (aplicação do efeito macho) e que tem todo o interesse ter épocas de parição curtas e definidas, alguns ainda torcem o nariz e até já me mandaram a seguinte regadela:
«Pois se elas querem f*der, que f*dam!»
Lindo... Tenho 4 explorações que já aderiram, o que já me vai dar, de certeza, trabalho de sobra para a próxima época reprodutiva. Como isto não é matemático, só espero que tudo corra bem, para que sirvam de exemplo aos outros e haja mais a aderir para o ano... A ver vamos!
CASO n.º 5
Leite é Vida... Será?

Noutra exploração, de um verdadeiro matarruano, um brutamontes nas palavras, no físico e no maneio dos animais, a conversa era sobre a boa produção que o seu rebanho apresenta. Foi dos melhores rebanhos que vi por aqui até agora, apesar de não terem cuidados de maneio praticamente nenhuns (nem tiram os machos). Ainda assim, conseguem ter uma óptima produção. Mas, adiante... A conversa foi a seguinte:

- Já vi que tem uma boa produção...
- Pois é, doutor... No ano passado ordenhei algumas durante 3 meses! Até tive que matar o cão...
- Matou o cão porquê?!
- Foi um cão que me apareceu aqui e por cá ficou. Depois começou a beber leite, a engordar e pôs-se maluco... tive que o matar!

Nem comentei... A conversa não se prolongou muito mais tempo, pois depressa me apercebi que é praticamente impossível manter uma conversa interessante e útil com alguém deste calibre...
CASO N.º 6
In Vino Veritas
Em conversa semelhante com outro produtor, comecei fazer a pergunta que será, provavelmente, a mais utilizada para iniciar uma conversa:
- Então tem tido problemas com o gado?
- Nada, doutor!... Bem... houve para aqui uma p*tas que se me cegaram...
- Ai sim?
- Foi. Apareceram-me cegas, mas já as tratei. Já lhes está a passar.
- Então e o que é que lhes deu?
- Ainda tenho ali o garrafão pendurado: vinho com sal.
- Deu-lhe isso de beber???
- Não, doutor! Foi para lavar os olhos...
E pronto, caros macacos, foram mais 3 pérolas de uma sabedoria popular que ainda vai dar muito que regar... Mais uma vez, aguardo os vossos conselhos macacos, para lidar cada vez melhor com estas situações macacas.

domingo, fevereiro 11, 2007

AC/DC - Highway to hell

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Com uma camisa linda como esta...


...só podiam mesmo perder!!!

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Uma questão seriamente macaca!

Caros macacos, ramboianas e fiéis frequentadores do templo,
É com bastante preocupação macaca que a vós me dirijo.
Após o fantástico post do Estronca, no seguimento daquele vídeo... hmm... como hei-de dizer... hmm... vá lá... indescritível que publiquei há dias, e depois de alguns fins-de-semana passados em Vila Real nos últimos meses, gostaria de lançar um tópico macaco para uma discussão não menos macaca.

Comente a seguinte afirmação:

«Ultimamente, na Bila, tem vindo a observar-se um aumento da prevalência do fenótipo correspondente ao alelo recessivo do gene macaco.»

Vila Real...saudades!

Caros macacos e aficionado(a)s do nosso blog, aqui serão apresentados momentos de vidas que se cruzaram e que não serão esquecidos.
O Ip4, para muitos o caminho para o habitat macaco:)e para o centro de formação profissional dos macacos...a UTAD.




As praxes, os trajes, as nights sem dormir...a ressaca...






















A fonte do baptismo, lugar onde alguns de nós tomou um dos banhos mais frios da nossa vida e onde eu e o Timi tivemos que ir a correr até ás residências de Além-Rio para tomar-mos banho, e quando chegamos lá tínhamos tanto frio que não conseguimos abrir a porta do quarto, lembras-te Timi?



























As praxes, em frente ao Hospital veterinátio da UTAD










As ramboianas, cujo nome deveria ser mudado para macacas, visto estarem sempre no encalce dos machos pertencentes a tão conceituado grupo de símios:), junto de um sex sybol de Vila Real, o homem do Alfa Romeo 147, a eterna paixão pela condução que ambos partilhámos!









As Ramboianas no seu melhor, e sem dúvida um grupo de mulheres fora do normal, cada uma com as suas particularidades e com as suas qualidades e sempre prontas para participar naquilo que nos dá mais gozo, saír à noite!










Depois apareciam de vez em quando uns gajos que já tinham no sangue a arte de cirurgiões...eheheheh...grande macaco...acho que havia antrax por aqueles lados...a noite era uma fonte de perigos!Ou então era alergia ás gajas...:)












Quanto a este espécime da genealogia macaca
só posso dizer que desafiar a máquina dos finos não me parece assim tão boa ideia, acho que já se sabe o resultado final....eheheheheh...devíamos mudar o nome para Jorge cerveja e não Leite:)












Eu e o Timi, sem dúvida uma dupla inesquecível, muitas saudades de todos os microsegundos que passamos naquela Bila...para estes dois a noite era o nascer do dia...e as aulas de Genética começavam ás 5h e não ás 4h como dizia o horário...eheheheheh












A caloirada numa night inesquecível...









Muga, a tua expressividade é digna de um actor, acho que devias candidatar-te ás novelas da TVI...:)










Aniversário do Jorge semita, não habia necessidade carago!!!É que não sei se se lembram mas o bolo depois soube mal comó caralh......








Esta devia ser antes da anterior mas isto não é muito fácil de organizar:)Pelo menos tentei...










O cão de anatomia, dissecado por mim, pelo Luís, pelo Bento e pelo Joca,
digam lá, profissional...hummmm










As aulas de patológica por outro lado eram assim, uns a trabalhar e outros a brincar com os defuntos...eheheheheh...mas na verdade eram as aulas mais porreiras do 3º ano.









Um pequeno detalhe, nem imaginam quantas pessoas ajudou aqueles apontamentos que a Dra Catarina está a tirar nesta fotografia:)Obrigado Catarina!













Enquanto uns iam ás aulas, outros brincavam em casa a uns jogos um bocado apaneleirados, isto de segurar gajos e tocar-lhe nos tomates não se faz...deve ser um gene macaco mutado:)









O estudo queimava muitos fuzíveis, de tal modo que os macacos não resistiram a um banho nas águas mais limpas de Vila Real, um autêntico Alvão...:))))










Esta é para o Zegret... , inesquecíveis viagens na Toyota do Estronca, e ainda me deu cabo lá da prateleira da mala...é assim macaco que é macaco destroi tudo aquilo em que toca...:)












O famoso lugar onde habitavam os mais estudiosos...hummm...se assim é algo está errado na foto...há lá um gajo que não está bem a estudar...só podia ser macaco...Timi,Timi,Timi...a Gente não é revista de macaco...a nossa é uma chamado Playtoura!











Não podia esquecer que os cromos do futebol também estiveram sempre presentes...mais uma forma de não olhar muito tempo para os livros:)









A típica postura de rega do mais aquático dos macacos, um gajo que vive lá no meio do oceano atlântico...sei lá...lá...algures...eheheheheh










Agora sim, eles até estudavam, visto que estava ausente o elemento disturbador...o macaco Timi!:)









As ramboianas sempre no seu melhor, dois cérebros sempre estudam melhor do que um sozinho:)









Ao contrário das ramboianas, os macacos coçavam a tomateira e viam TV, ou jogavam Tekken 3 até ás 6h da manhã...bons tempos...










O desespero esteve sempre presente, visto que memorizar 500 páginas não era para qualquer um, muito menos para aqueles que pertenciam ao mundo macaco:)









Do T7 da Nossa Senhora era possível ver os ganos onde iviam dois macacos, o Muga e o André.Que paisagem...hummmmtantas histórias tem esta varanda para contar..nem queiram saber:)










A alfinha, um animal simplesmente adorável...que saudades










Do outro lado do T7 existia outro gano macaco...a Mix Max house...chamem-lhe o que quiserem...mas era um lugar de culto principalmente para os mais novos...os caloirinhos.







O estilo Zémartini...sempre em busca da melhor rega:)))










Aniversário da Anita.










Esta era desnecessária mas tinha que ser, não resisti!










A caloirada no cortejo.










Hummm, não sei se deveria postar esta cena, mas as praxes são assim mesmo, sempre a inventar soluções e posições:)









A nossa barraca, sempre no máximo, porque os macacos estavam sempre presentes, e como eu já referi, as Ramboianas também estavam sempre ao nosso lado, por isso acho que macacas era realmente um bom nome.










O macaco Diogo e o seu primaço, sempre juntos, a night sem eles não era mesma coisa.










E mais uma vez, as barraquinhas que ocorreram nas piscinas de Vila Real, a meu ver as melhores de sempre...que grandes noites...
Infelizmente, como tudo na vida, nem tudo o que é bom dura para sempre...
Infelizmente não tenho fotos da viagem de ecologia no 2º ano, do famoso autocarro fm dirigido pelo doutor Diogo e com a música dos crazytown...Come my lady!!!,interpretada pelo Estronca:)
A não esquecer também a Andromeda...lugar do azeite, mas a night lá tinha outro sabor...eheheheheh
Em honra a momentos que não apresentam valor material mas simplesmente sentimental, aqui me despeço, com um pedido de desculpas aos que cá não foram referidos, mas não dava para tudo...
Abraço macaco
Ps: adorava estar neste mundo daqui a 10 anos e ainda ter o gene macaco na minha alma...é algo que gostaria que fosse eterno...vamos lutar para que isso aconteça!

domingo, fevereiro 04, 2007

Quase me esquecia: Passagem de Ano 2006-2007

Sei que já estamos no fim de Janeiro, mas ninguém regou nada sobre a passagem de ano. Na altura, propus fazer uma passagem de ano macaca em Santiago de Compostela, mas ninguém se mostrou interessado. Ou melhor, acredito que interesse havia, mas por circunstâncias de trabalho ou porque foi muito em cima da hora, o pessoal acabou por não ir... Mas eu e a minha macaquita fomos na mesma e até encontrámos lá pessoal de Vila Real. Digo-vos desde já que, apesar do temporal que se fez sentir, como vão ver pelas fotos, a passagem de ano em Espanha é potentemente macaca! Para o ano, temos que combinar com mais antecedênica, porque acreditem que vale muito a pena. Daqui a uns meses falamos nisso...


É claro que aproveitámos para conhecer a cidade. Simplesmente deslubrante! Aqui está, como não podia deixar de ser, a emblemática e imponente catedral.





Durante os anos passados na Universidade, quem se envolveu no meio das tunas, não consegue ficar indiferente a cidades com tanta história, com tantas histórias e com tanto simbolismo como Santiago de Compostela. Um exemplo disso é esta residência de estudantes do séc. XIX, agora transformada num museu, onde é prestada homenagem a Perez Lugin, autor do livro "A Casa de Tróia", que é um retrato muito real do ambiente que se vivia, precisamente, numa residência de estudantes do séc. XIX (vou ver se o encontro para ler, fiquei bastante curioso).





As placas que vêem pregadas na fachada da casa foram deixadas por diversas tunas que visitaram a cidade, desde Portugal, da própria Espanha (é claro), mas também várias Sul-americanas. Algumas datam de 1982 e até as há mais antigas... É também de Santiago de Compostela que vem uma das músicas de tunas mais conhecida: La Fonseca, em memória de Afonso III de Fonseca, fundador da Universidade.

Mas chega de história... Vamos à noite... Já passou um mês, mas ainda me lembro bem da molha que apanhámos. A passagem da meia-noite decorreu numa praça lateral à catedral, com fogo de artifício e música ao vivo. Chovia a cântaros, mas a festa era tal que ninguém parecia importar-se com isso... então as espanholas, nem se fala... todas descascadas, mais parecia uma festa da t-shirt molhada. Mas com o passar da meia-noite espanhola, a festa na praça esmoreceu rapidamente, por causa do tempo, ficando, claro está, os Tugas à espera da meia-noite portuguesa. Foi nesse momento que ecoaram pelas calles os conhecidos êxitos «Portugal, olé!» e «E esta merda é toda nossa, olé!». A noite continuou è espanhola, pelos bares, e não fosse o temporal, as ruas deviam estar cheias de povo pela noite dentro... Ainda assim, aguentámos algumas horas antes da água conseguir atravessar os casacos e camisolas até à delicada cutis. Foi quando começou a fazer mesmo frio... Aqui ficam as fotos e, já agora, um bom resto de ano para todos!

- O fogo de artifício e o concerto -

- Encontrámos este peregrino, que disse que partiu de Amares há já alguns anos... -

- Como podem ver, as ruas eram rios... -

- E aqui está um bom retrato da monumental molha (e isto era apenas o início...) -

P.S.: Badalhox, desculpa lá não ter posto as fotos das espanholas...

quinta-feira, fevereiro 01, 2007