terça-feira, fevereiro 20, 2007

Pérolas da Sabedoria Popular II

Pois é, meus amigos... Mais uns tempos de trabalho, mais umas pérolas da sabedoria popular!


Aquilo que todos queremos saber, mas que não nos ensinam na Universidade...

A arte do desenrasca no seu melhor...

No fundo, para problemas macacos, soluções macacas!


CASO N.º 4
Bruxaria? Voodoo? Ou simplesmente nada?
Numa bela tarde de trabalho, em que fui acompanhar a realização do contraste leiteiro a uma das explorações associadas, deparei-me com uma situação caricata: todos os cordeiros andavam com um raminho de trovisco pendurado no pescoço, tipo uma coleira. A primeira coisa que pensei, foi que era um tipo de marcação, ou até um simples ornamento, pois há pastores que adoram verdadeiramente os seus animais, concedendo-lhes, por vezes, "miminhos" semelhantes. Sim, não pensem que são só os Lulús que são adorados... Resolvi tocar no assunto:
- Então e os cordeiros? Estão engraçados, nunca tinha visto... É para quê?
- Oh, doutor... É por causa da diarreia... Já andam com isto há uma semana, alguns estão melhores...
Pois... e outros foram com o c***lho!!! A sorte é que estes animais rústicos devem possuir alguma imunidade face aos agentes locais, senão eram dizimados por colibaciloses, coccidioses e outras oses meiguinhas...
Neste momento, estou a tentar implementar um programa de maneio reprodutivo, aliado a um programa de vacinação e desparasitação, mas tem sido complicado "abrir os olhos" a alguns criadores... Mesmo depois de lhes demonstrar que é melhor tirar os carneiros do rebanho (aplicação do efeito macho) e que tem todo o interesse ter épocas de parição curtas e definidas, alguns ainda torcem o nariz e até já me mandaram a seguinte regadela:
«Pois se elas querem f*der, que f*dam!»
Lindo... Tenho 4 explorações que já aderiram, o que já me vai dar, de certeza, trabalho de sobra para a próxima época reprodutiva. Como isto não é matemático, só espero que tudo corra bem, para que sirvam de exemplo aos outros e haja mais a aderir para o ano... A ver vamos!
CASO n.º 5
Leite é Vida... Será?

Noutra exploração, de um verdadeiro matarruano, um brutamontes nas palavras, no físico e no maneio dos animais, a conversa era sobre a boa produção que o seu rebanho apresenta. Foi dos melhores rebanhos que vi por aqui até agora, apesar de não terem cuidados de maneio praticamente nenhuns (nem tiram os machos). Ainda assim, conseguem ter uma óptima produção. Mas, adiante... A conversa foi a seguinte:

- Já vi que tem uma boa produção...
- Pois é, doutor... No ano passado ordenhei algumas durante 3 meses! Até tive que matar o cão...
- Matou o cão porquê?!
- Foi um cão que me apareceu aqui e por cá ficou. Depois começou a beber leite, a engordar e pôs-se maluco... tive que o matar!

Nem comentei... A conversa não se prolongou muito mais tempo, pois depressa me apercebi que é praticamente impossível manter uma conversa interessante e útil com alguém deste calibre...
CASO N.º 6
In Vino Veritas
Em conversa semelhante com outro produtor, comecei fazer a pergunta que será, provavelmente, a mais utilizada para iniciar uma conversa:
- Então tem tido problemas com o gado?
- Nada, doutor!... Bem... houve para aqui uma p*tas que se me cegaram...
- Ai sim?
- Foi. Apareceram-me cegas, mas já as tratei. Já lhes está a passar.
- Então e o que é que lhes deu?
- Ainda tenho ali o garrafão pendurado: vinho com sal.
- Deu-lhe isso de beber???
- Não, doutor! Foi para lavar os olhos...
E pronto, caros macacos, foram mais 3 pérolas de uma sabedoria popular que ainda vai dar muito que regar... Mais uma vez, aguardo os vossos conselhos macacos, para lidar cada vez melhor com estas situações macacas.

6 comentários:

Tiago Marques da Silva disse...

Bem, esta última sabedoria... Isto não é uma pérola, é um diamante! Daqueles muito grandes! Acho que o homem vai deitar por terra todas as grandes empresas oculistas... E os oftalmologistas estão no desemprego. Toda a gente, a partir de hoje, quando começarem a ver mal, em vez de irem ao médico, já sabem... Um bom vinho tinto, de qualidade, que aqui só se gasta do melhor... E depois junta-se salzinho, para esfregar no olho. Mas para este "sábio" era mais salzinho e pimenta num olho que eu cá sei...
Abraço

Pifo disse...

Isto só vem provar a minha máxima: Salvo raríssimas excepções, os donos de animais em Portugal são uns idiotas chapados.

A diferença é que pensava que só se aplicaria à Clínica de Pequenos Animais, e ao que parece o mal é geral...

Santa Pachorra!

Muga disse...

Pifo, não concordo contigo quanto à idiotice generalizada dos donos do animais, pois CPA e CEP são realidades muito diferentes.

No caso particular dos ovinos, não considero que sejam idiotices as situações que observo, uma vez que estamos a falar de produtores muitas vezes analfabetos, sem informação nem formação ao dispor e que, enfim, se safam como podem, tal como faziam os pais e os avós, antes deles (claro que não me refiro a casos como o do matarruano que deu um tiro no cão).
No caso da CPA, acho que a maioria dos proprietários de animais tem o mínimo de formação e um acesso à informação sobre o assunto muito maior, desde revistas até à própria internet. Aqui sim, penso que se observam casos que se podem considerar verdadeiras idiotices.

Outro factor é a quantidade de veterinários existentes a trabalhar nas diferentes áreas. Ao passo que, nesta região, tens uma média de 3 ou 4 veterinários por concelho, nas grandes cidades há quase uma clínica veterinária por rua. O acesso a cuidados veterinários em CPA é muito maior, enquanto que aqui, se não tens um veterinário "à mão", tens que te desenrascar doutra forma. Mas também reconheço que a mentalidade das pessoas é um grande problema, pois muitas vezes o veterinário só é chamado quando já não há praticamente mais nada a fazer...

ANDRE ALFA disse...

E que dizem a um chazinho de palha para insuficiencias renais..
esta aberração em plena clinica de pequenos animais.. "Doutor eu pago o k for preciso para saber o diagnostico.. porque o tratamento é comigo.. tenho um chazinho de palha que cura tudo.."
No comments.. é a realidade de quem se mete com caçadores..

Pifo disse...

Eu sei Muga!

Obviamente, e tal como disse, sempre achei CEP um caso à parte, e muitas vezes comento com clientes que tolerava algumas calinadas que os donos me diziam em Vila Real e que me passo completamente com merdas que oiço aqui em baixo.

Pérola das pérolas:
EU- Veja lá se tem mais cães em casa, porque acho que o seu animal morreu de esgana.
DONO- Ah, doutor, porque não me disse isso antes, que eu levava o cão para casa e curava-o lá!
EU- Sério? Então conte lá como!...
DONO- Dr! Para curar a esgana é com um ferro em brasa no chanfro do cachorro!!!
EU- Ahaam... OK! Então até à próxima...

Estronca disse...

caros macacos e aficionados, eu so posso dizer que nao e so em portugal que se verificam este tipo de atitudes e de tratamentos um pouco desadequados da realidade, mas temos que ter a nocao que em portugal existem cerca de 10% de analfabetos e imagino que na regiao onde trabalha o muga o numero deve ser elevado, por isso baseiam-se em conhecimentos empiricos...o que se pode fazer.

quem sabe ensina e quem nao sabe aprende

e nos temos o papel de ensinar, porque para tal estudamos

grande abraco