quarta-feira, maio 13, 2009

Ao que chegámos...

Li isto logo de manhã, ao folhear o jornal enquanto tomava café... Já tinha procurado na net para publicar aqui no blog, mas ainda não tinha encontrado (obrigado pela dica, Giga), porque uma notícia que tem tanto de hipocrisia como de cinismo, e vinda de onde vem, tem que ser divulgada, pois é, no mínimo, de rir, para não chorar...


Universitários de Vila Real excluem tradicional garraiada

A tradicional garraiada vai ser excluída do programa, deste ano, da Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, a pedido de um grupo de alunos que considera que esta iniciativa viola o direito dos animais.


Fonte da Associação Académica da UTAD (AAUTAD) disse hoje que a maioria dos alunos que participaram na Reunião Geral de Alunos votou a favor da exclusão da garraiada das festividades da Semana Académica, que decorre entre quinta-feira e dia 20.


Com esta decisão, a UTAD torna-se na «primeira instância do ensino superior a abolir a garraiada do quadro festivo da sua semana académica», acrescentou a fonte.


Como antigo aluno, mas cuja vida tem proporcionado a sorte de poder estar na Eterna Cidade com alguma assiduidade, é com bastante tristeza que assisto a uma mudança para pior, em muitos aspectos da vida académica vilarrealense.

E a AAUTAD, que supostamente existe para representar e defender os alunos e o academismo, em todas as suas vertentes, revela-se cada vez mais uma verdadeira Comissão de Festas, cujo maior projecto anual é uma Semana cada vez menos Académica.

O realmente importa, cada vez mais, aquilo que realmente permanece, são os amigos que fazemos, as experiências (boas e más) que todos vivemos. Mas até isso me parece que eles estão a conseguir estragar. Consola-me o facto de existirem Macacos e Ramboianas. Consola-me o facto de existir a TransmonTuna. E em termos associativos, consola-me o facto de ter feito parte de um projecto com pés e cabeça, chamado AEMV-UTAD.

23 comentários:

Elisa disse...

Quem me conhece sabe que eu não sou fã de touradas e afins, e sabe que a desculpa do "É tradição..." não me convence. Mas também me irritam os histerismos dos ditos "amiguinhos dos animais".
A Garraiada não significava mais para mim do que uma tarde de calor, bem passada, com finitos à mistura, onde uns quantos gajos faziam figuras tristes mas que, sem dúvida, divertiam o pessoal. Sei que já houve acidentes, mas nunca vi nenhum bicho a sofrer... Ok, deviam passar calor na viagem e alguma humilhação "psicológica", mas não sei se isso é o suficiente para violar direitos dos animais.

Fico à espera que proíbam o Rali das Tascas por ser um atentado à Saúde Pública...

ANDRE ALFA disse...

Tá boa essa da Elisa. Qualquer dia proíbem o álcool na tenda da queima!!
Era boa ideia.. vai haver uma RGA!!

Estronca disse...

Ta tudo fodido:)))

Esses gajos deviam era aprender a curtir a life...so vivemos uma vez...e nunca e o mesmo como quando se tem 20 anos...eu adorava as garraiadas e acho que nenhum animal sofreu nenhum tipo de lesao durante o espectaculo:)

mas o Dr. ze paulo pode especificar melhor este tipo de situacoes:))

manda um bitaite ze!

abraco

Estronca disse...

so mais um pequeno pormenor...

nos dias de hoje em que o capitalismo reina...a geracao da sapatilha esta fodi... nao sabe o que e um bagaco, uma amendoa amarga, um licor beirao...

vivem num mundo fechado em que a visao diametralmente oposta esta completamente bloqueada!

a life e para ser vivida o estudantes da mais bela bila de portugal...vila real!

Ninha disse...

Espero que os supostos defensores dos direitos dos animais que acham que uma garraida como esta deve ser banida nunca tenham cometido nenhum dos seguintes actos violentos contra animais: pintar o cabelo, usar maquilhagem, andar a cavalo, puxar com demasiada força a trela do cäo ou dar uma "chinelada" no gato!!!Já näo falta muito para se lembrarem que levar o cäo ao veterinário é uma violaçäo dos direitos dos animais!!

Pifo disse...

Cambada de idiotas... :(

Joel disse...

Apesar de sempre ter assistido a este evento e algumas vezes ter mesmo participado activamente, não sou nem um pequeno simpatizante deste tipo de iniciativas. Sendo o convívio, no meu entender, a única coisa boa que daí podemos tirar.

Primeiro, ainda vivemos numa democracia onde a opinião da maioria é suprema. Portanto, achei muito bem a realização de uma RGA para aprovação ou não da realização do evento. Quem se interessou, apareceu e votou, quem não se interessou que se cale!
A maioria decidiu que se acabaria com a garraiada e por isso, esse grito de apelo ao uso do poder e influencia por parte da AAUTAD para "representar e defender os alunos e o academismo, em todas as suas vertentes" parece-me algo ainda mais grave do que uma hipotética violação dos direitos dos animais.

Depois:
Caríssimos amigos veterinários e supostamente amantes dos animais, a garraiada apesar de ser teoricamente inofensiva (à dois anos morreu um vitelo depois de uma má "pega") é uma prática que visa simular uma real tourada, onde o desprezo pela dignidade e direito à vida dos animais é pura e simplesmente ignorada.
Da mesma maneira que os gladiadores romanos batalhavam e morriam com o consentimento do público, também os touros o fazem.. enquanto nós aplaudimos.
Assim como agora nos parece inconcebível o que se passava nos anfiteatros romanos, também no futuro todos olharão para estas práticas como bastante primitivas e sem sentido.

Muga disse...

Concordo, Joe. Mas aquilo que me custa, e o verdadeiro problema da questão "tradição", é que acabar com a Garraiada é, pura e simplesmente, a saída mais fácil para quem não se quer dar ao trabalho de melhorar algo que já conheceu tempos áureos (ver AQUI, AQUI e AQUI) e que se tem vindo a degradar de ano para ano. Actualmente, haja vontade, que se conseguem proporcionar boas condições, quer aos animais quer ao público.

Mas não... São mais importantes noites de borracheira, dentro de uma tenda apinhada, com uma chuvinha característica dos bafos da respiração que se vão condensado no tecto... Não digo que isto não seja importante, porque tudo faz parte do mesmo (foram noites, sem dúvida, memoráveis); mas não pode ser "só" isto. A missa, a imposição das insígnias, a "queima" das fitas são cada vez actos menos simbólicos. Já nem falo nas aberrações que cada vez mais se vêem no respeito pelo traje...

O que está em questão neste post é muito mais do que a garraiada...

E, mais uma vez, a conclusão a que chego é a mesma:

Valeu pelos Macacos e Ramboianas...
Valeu pela TransmonTuna...
E vale pelo que permanece!

Bezerrinho disse...

Joe é melhor falares do que sabes... è triste mas pelo caminho que vai qualquer dia acabam com as barraquinhas na semana académica é imoral..não acham... borracheiras e má vida mas pronto... se soubessem o que são CORRIDAS DE TOIROSde verdade e se conhecessem bem este mundo se calhar não penssavam assim. Por vivermos numa democracia um espectáculo legal (legal ao abrigo das leis da república portuguesa) não pode ser proibido por meia dúzia de macacos numa rga barulhenta e sem nexo (ou não foram já às rga-se calhar o joe não foi)podem impor comportamentos a quem quer que seja.
Democracia joe é respeitar as opiniões de todos mesmo k sejam opiniões minoritárias que pelo que é visto se calhar não é o caso.
Quem é um qualquer individuo alguém para me impor ou que posso ou não posso gostar, sendo um comportamento perfeitamente legal?

Não me queria meter nesta discussão mas digo-vos muito pouco tem de tauromaquia esse cenário que ai vemos. Aconselho-te joe e os demais a ganhares cultura sobre o mundo dos toiros porque é vasta. E o contacto que tiveste comigo ou pela tv é muito pouco, mesmo muito pouco, informa-te ....

Bezerrinho disse...

tb uma opinião vinda de um benfiquista que vibra mais com as vitórias do porto já era de esperar...

Muga disse...

Uiii! Quem é o facadas, afinal?! Tininininininini...

ANDRE ALFA disse...

Eu e o bezerrinho fizemos um belo trabalho sobre os toiros de lide em zootecnia e se alguém precisar colocamos ao dispor para se informarem.. não é zé?

Eh toiro lindo...

Grande abraço zé!!

Jorge Liberdade disse...

Olha muga, assim que li o teu post, a vontade que me deu foi de responder às tuas ultimas frases (nas quais dizes "consola-me isto, consola-me aquilo...")dizendo que a mim o que me consola mesmo é acordar com um belo par de tetas a bater-me no focinho! Entretanto comecei a ler os comentários tão sérios da malta esenti-me um pouco estupido.... até que li o comentário do Joe e essa sensação passou-me! :-)

Jorge Liberdade disse...

Ora bem, a verdade é que já fui muito mais fundamentalista no que respeita às tradições que envolvem animais. Neste caso em particular, acho que o terminar de uma festa tão antiga como esta é um triste indicador de que o espírito académico se está a perder mais rápido que o gelo dos glaciares. (sim é verdade, sou Algorista!:-)
O ambiente académico vive do convívio, do companheirismo, da amizade, da solidariedade, da igualdade, da estupidez colectiva mas saudável.... e este tipo de coisas não se encontram no Shoping Dolce Vita, nas PlayStations, nas inumeras ofertas que nos dão a internet e os milhões de canais MEO. O ambiente académico nasce no Pioledo, na Praxe, nas barraquinhas, nos Ralis de Tascas, nas secas da Rodonorte, nos exames, nas Tunas, nos cortejos e latadas, nas casas e apartamentos de estudantes .... e nas garraiadas.
Se acabamos com as garraiadas, se nas barraquinhas já não encontramos caloiros, se já não se podem insultar chocas na praxe, se o Pioledo está vazio durante a queima, se já ninguém veste um traje em condições.... pois então a tradição que a nós tanto nos diz vai mesmo com o galheiro!

Quando eu ponho numa balança tudo aquilo que a garraiada nos dá e a comparo com o sofrimento animal por que passam os pequenos bezerros.... claramento acho que o saldo é positivo.
Entendo que nem todos pensem como eu!.... mas não entendo se essas mesmas pessoas forem as que comem carne, ovos e leite obtidos com recurso à exploração e abate desumanos dos animais. Esses sim tremendamente maltratados desde a nascença até à hora da morte...
Preocupem-se com coisas mais importantes!

Bezerrinho disse...

olé jorge...pá qualquer dia acabam com a praxe

Tiago Marques da Silva disse...

Penso que tudo isto faz parte de um processo que já começou antes de nós entrarmos na UTAD. Lembram-se do "medo" dos rapanços de cabelo, e de serem proibidos justo no ano em que entramos...? Lembram-se de sermos aqueles caloiros que todos os dias estavamos no Pioledo durante o mês das praxes, e depois quando fomos nós os praxadores, ninguém por lá os pés (e agora ainda pior...)?
Tudo isto faz parte de uma evolução, que infelizmente para mim, vem vindo a acabar com o espírito de camaradagem que todos vivemos, e tem dado lugar a alunos cada vez mais competitivos (no mau sentido), e pequenas máquinas de estudo e trabalho, que colocam de parte as relações humanas, e se tornam em pessoas egoístas. Óbvio que existem excepções, e é isso que mantém isto tudo ainda com alguma vida. Mas acreditem, se olharmos para trás, e virmos o percurso das coisas, todo este ideal um dia vai acabar, de vez. Mas eu estou descansado e seguro, nós prevaleceremos...
Abraço

Joao Macaco disse...

Que se fodam os touros...

Eu quero é putas e vinho verde!!

Muga, se escreveres um post a dizer mal das touradas, o Joe faz logo um comentário a dizer bem...é a lei da vida...do Joe!!

Joao Macaco disse...

Ah, Jorge...como eu queria ser mauzinho para ti.....AHHHhhh....estou a controlar-me....rrrmmmm

Elisa disse...

A questão é: substituiram a garraiada por alguma outra actividade? Por mim bem podia estar lá um gajo vestido de touro que a animação era a mesma!

The_Val disse...

Eterna cidade...Epa, não sabia que tínhamos todos estudado em Roma.

EM relação à garraiada...as razões da proibição parecem-me totalmente exageradas mas se foi votado em rga, então deve ser proibida. Se querem voltar a institui-la, passem um tempo a convencer gente da sua importância e suposta tradição e levem isso a uma nova rga. Simples...e isto sim, é democracia.

Estronca disse...

lindo...aquilo que uma garraida faz a este people:)

aprendam a curtir a life e o resto e letra

deixa os cromos jogar computador e ir ao dolce vita...pelo menos mantem-se o nivel elevado de cultura da juventude...

na minha opiniao e depois de ler estes comentarios acho que o que se passa e que estamos a comparar o tempo que passamos com a actualidade

errado!!!

e como comparar a geracao dos nossos velhotes com a nossa!ou nao?

alem do mais e mais do que normal que os caloiros estudem mais e sejam mais competitivos...eles ja sabem o que os espera la fora...desemprego!!!

e eu acredito que para os pais investirem uma fortuna e depois eles irem para o desemprego nao tem muito nexo.

Seleccao natural ao mais alto nivel:)

Darwin tinha razao:)

com a actual recessao economica a nivel mundial (excepto nos paises pos comunismo) a lei do mais forte aplica-se e ate a balanca inverter...continuara assim e piorara

quanto a democracia da rga...estou de acordo!

quando foi o referendo para o aborto ha uns anos atras havia muita gente a mandar bitaites mas as urnas foram 25% dos portugueses...eu fui e ainda tive o dia todo para curtir o sol na praia. o resto foi pra praia e depois na segunda-feira disse que era uma tristeza o nao ao aborto...fossem votar!!!se queriam sim...fossem votar!!!

mas e a life e o desinteresse da juventude pela politica leva a que paises como o nosso estejam em maus lencois.

abraco

Juli disse...

Olá
Embora tenha chegado à universidade um pouco mais tarde que voces apercebi-me rapidamente da mudança que vão falando pelos posts.
Têm razão, está a perder-se o espírito académico e visto do lado de quem ainda tem um pé meio dento da UTAD é bastante mais desolador :(
Quanto à RGA... não foram assim tantos alunos que lá estiveram para aprovar a decisão. E que me lembre não vi nenhum cartaz a anunciar a dita RGA, ou pelo menos ao CA não chegou nenhum. Ao contrário da publicidade que se fez para decidir a "confusão" das eleições da AAUTAD e a marcação da nova data da queima.
Bjs

Muga disse...

Estronca, não estamos a falar de uma diferença de gerações com a diferença de pais para filhos. Ainda não há 10 anos que entrámos na UTAD... nem 9 sequer...