quarta-feira, setembro 21, 2005

Ha coisas k a propria razão desconhece, senão vejamos caros amigos macacos ha uns dias estava eu a meditar sobre umas quantas regas estéreis k tinha feito, quando de repente me apareceu uma melancia bem crescida quase madurak nos meus tempos de infãncia havia regado na altura com um tanque de pouca pressão e mangueira de fraca potência.
Não seria de esperar meus amigos k essa melancia pudesse ter sido exportada ou então tornada em marmelada numa frutaria qualquer? Pois ao que parece a rega nesta cultura apesar de fraca teve um efeito criador.
seria pois de esperar que a rega dos dias de hoje poderia beneficiar ainda mais o desesnvolvimento de determinada cultura, e com um poder revitalizador tornar esta melancia semente de muitas mais ai com o retirar a pevide sempre necessário a estas operações.

Visto k somos regadores consagrados deixava ao vosso criterio saber se já tiverem casos idênticos a pressão adequada a rega sem estragar a cutis da melancia e demais pormenores que queiram partilhar.

porque de conferencias e dialogo se faz a nossa rega os mais respeitosos cumprimentos do vosso amigo colega

um bem hajam José Paulo Rodrigues Pacheco de Lima

1 comentário:

Muga disse...

Caro Bezerrinho,

Tu és a prova viva de que quantidade não implica necessariamente qualidade. Certamente a rega que exerceste em tempos foi efectuada no momento ideal, daí tu verificares agora que a melancia cresceu graciosamente e que, devido talvez à sua qualidade, o seu destino não foi a exportação nem a transformação em marmeldada, mas permaneceu antes fiel ao seu local de cultura, podendo certamente ser agora considerada um Produto da Terra.

Também já me deparei com situações semelhantes e, por isso, acho que posso dar os seguintes conselhos sobre a rega da melancia:

- Não reguem constantemente, para não afogar a cultura; a falta periódica de água pode ser um estímulo para a melancia se desenvolver melhor, pois aproveitará todas as gotas de uma rega efectuada no momento em que sentir mais sede.

- Usem água de qualidade e reguem com destreza e sabedoria.

- Vão aumentando gradualmente a pressão de rega, adequando-a sempre ao desenvolvimento da melancia.

- Não reguem depois de revolver a terra, para o terreno poder respirar e ficar arejado.

E lembrem-se: a rega proibida é sempre a mais apetecida. Porém, estamos em época de seca... Utilizem a água racionalmente!

Grande Abraço!