segunda-feira, setembro 26, 2005

Quem foram os primeiros a chegar aos Açores?

"A descoberta das ilhas dos Açores está envolta em muitas dúvidas e poucas certezas pois são praticamente inexistentes documentos régios que o comprovem ou assinalem as circunstâncias e as datas de cada descoberta. Mesmo a cartografia existente, pela sua diversidade, apenas contribui para aumentar a incerteza sobre este acontecimento."

Podemos encontrar o parágrafo acima transcrito num artigo da página sobre as Navegações Portuguesas, do website do Instituto Camões. Eu, também, sempre me questionei sobre quem teria realmente descoberto os Açores... Principalmente, desde que conheci o nosso caro Bezerrinho, um macaco de gema, nascido e criado na bela ilha Terceira, um dos fundadores d' Os Macacos.
Pensem bem: como poderiam os navegadores portugueses dar origem a tal ser? Ainda que a selecção natural encaminhasse a evolução nesse sentido, o índice de melhoramento genético apresentado pelo Bezerrinho é de um nível tão elevado, que nos leva a questionar o que nos ensinaram até aqui sobre os Açores. É verdade que ele pode ser o resultado de anos e anos de cruzamentos entre marinheiros e marinheiras, com essências de enxofre, basalto e sal da água do mar... mas não me lixem! Há algo mais nesta criatura!
Felizmente, o Planeta dos Macacos vai revelar hoje, agora e neste momento, toda a verdade! Graças a Cat, a nossa historiadora e investigadora das origens da cultura macaquense, podemos hoje afirmar com segurança quem foram os primeiros a chegar aos Açores! Seguidamente, apresento o estudo que me chegou às mãos e que me permitiu chegar à resposta que todos querem ouvir, mas ninguém ousa dizer...
"Dimanche, esta é para te mostrar que a macacada não é esquecida pela comunidade imigrante! Tirada nos Açores (S. Miguel), especialmente para vocês aqui vai a foto... Beijinhos, Cat"
É a prova que precisávamos! Só um cego não repara nas semelhanças! E apesar da foto ter sido tirada em S. Miguel, a minha intuição diz-me que a estátua foi lá posta por Macacos da Terceira (aguardo mais provas).
E a resposta à pergunta que dá o título a este post é: OS MACACOS!!!
Sei que isto pode ser chocante para algumas mentes mais frágeis, mas tinha que dizer a verdade!
Chega de mentiras, farsas e regas corruptas!
Quais cartas régias! Qual cartografia!
Nós fomos enganados! Não deixem que enganem os vossos filhos!
Quem descobriu os Açores foram Os Macacos!

Sem comentários: