terça-feira, janeiro 02, 2007

Sadam Hussein...enforcado...

Caros amigos, venho por este meio demonstrar a minha revolta pelo que se passou no passado sabado as 6h05m da manha. Sadam Hussein foi enforcado dia 30 de Dezembro, dia no qual os mulcumanos rezam pelo nascimento de Mahomed, ou seja, e quase como matar um cristao no dia do nascimento de cristo. Depois aparece na CNN, magnifico canal americano, que eles decidiram matar o Sadam antes do ano de 2007 porque querem que os iraquianos comecem o novo ano com boas noticias e com uma cara nova...acho que esta desculpa nao cola...Alem do mais julgam o Sadam de ter morto 147 curdos, mas esquecem-se que a america mata milhoes todos os dias...da para pensar...O que e ainda mais incrivel e que na televisao americana mostraram que todos os paises arabes estao a celebrar a morte do sadam, mas eu so vi 2 ou 3 gatos pingados, que podem ate nem ser arabes a saltar numa rua que eu desconheco e com bandeiras da america nas quais estava escrito...thank you america...you save us...acho que com 50dolares qualquer pobre amarra uma bandeira destas durante 5 segundos...que dizem.Outra coisa interessante, na minha opiniao o sadam conseguia manter separadas as seitas que vivem no iraque, mas agora, sem ele, acho que o iraque vai piorar dia para dia...vao-se matar uns aos outros...veremos...E nao esquecer que o iraque detem um potencial incrivel em termos de petroleo, e quem o controla ...agora e talvez para sempre os americanos...Acreditem que depois de conhecer alguns arabes aqui na eslovaquia comecei a ver as coisas de outro modo e os arabes nunca irao esquecer a morte de sadam.Nao sou contra a sua detencao mas sim contra a forma como o trataram...puseram o homem abaixo de cao, e ainda por cima filmaram e fotografaram...estamos num mundo magnifico...parabens america...abraco

14 comentários:

Tiazinha disse...

sadam hussein, o martir... concordo com algumas coisas que disseste, mas... nem oito nem oitenta!! vai dizendo kk coisa estronca, keremos fotos da eslováquia. Feliz 2007!!

Bezerrinho disse...

Longe de ser árabe, apesar do tom forte como o estronca referiu, axo a pena de morte uma estupidez das grandes. A guerra no Iraque surge na necessidade de vincar a força dos EUA após o 11 de Setembro, mas já morreram tantas pessoas como no atentado, o que dá que pensar, sem dúvida e concordando com o estronca fica mal uma execução a um muçulmano em pleno ramadão, e uma nação dita ocidental como os EUA nos pincaros da lberdade pelo seu presidente aplaudirem a execução...è triste mas aconteceu apesar do sadam ser um filho da...cabra.

Registo com muito agrado o post cultural do estronca. é importante fazeres posts pá a sério

abraço a todos e parabéns pelo post estronca

Anónimo disse...

Eu nao tento defender ninguem com este post, so estou a tentar elucidar algo que para mim parece obvio e que para metade do mundo parece que nem sequer aconteceu.
Nao podemos esquecer que para os arabes muculmanos, a morte por enforcamento e algo que destroi a honra por completo. Para nos paises ocidentais pode nao ter muito significado mas para eles, e quase como o valor da familia. Infelizmente,nem todos compreendem que desde que a america governa!!!o iraque, ja morreram 17000 iraquianos nos confrontos com o exercito americano...que nome se da a isso...Alem do mais, se nao fosse o petroleo, acham que algum dia a america punha os pes no iraque e investia milhoes so para matar um ditador...hummm...e perder 3400 soldados.Da para pensar...Caro Ze Paulo, nao sei se viste os documentarios que passaram na RTP2 em setembro do ano passado, mas se puderes ver iras compreender que talvez o 11 de setembro foi obra dos americanos...e nao do Bin Laden...e um assunto que necessita de milhoes de paginas...se eu pudesse eu explicava-te o que vi...grande abraco
PS: e nao se esquecam que uma grande parte dos cidadaos americanos sao judeus, e tem muito poder na america, e citando Sadam Hussein em 1991...The wars that will start in the future will be because of america and because of the snakes from Tel Aviv wich live in the white house...acho que nao e preciso explicar mais nada...

Ninha disse...

Acho que nem o Bush nem o Saddam têm salvação divina que os acuda...para mim não passam os dois de políticos criminosos, e no caso do Bush, é burro para além de criminoso!!E se ao Bush ainda é permitido seguir com todas os seus atentados à humanidade e à inteligência dos outros países e dos próprios americanos, o Saddam foi, obviamente porque interesses maiores se sobrepunham, julgado e condenado...Sendo eu absolutamente contra a pena de morte, é claro que me revolta a forma como foi ditada a sentença e mais que tudo, como foi feito um julgamento, supostamente justo, em que a pressa de aniquilar o Saddam era tanta que ele apenas foi julgado por um dos imensos crimes que cometeu...E estou totalmente de acordo com o Estronca pq tb me revoltou imenso a forma humilhante como o trataram, já para n falar na falta da tão apregoada democracia americana no momento de deixar os iraquianos decidirem o que queriam para o seu país!!...é o mundo que temos!!

The_Val disse...

Que confusão para aqui vai...

Antes de começar a falar sobre o que quer que seja, quero desde já afirmar que sou totalmente contra a pena de morte e que acho que prisão perpétua é a punição mais adequada.

Vamos agora aos pontos...

1 - O Saddam Hussein foi julgado por apenas um dos seus crimes (como disse a Ninha) que consistiu em ter ordenado o massacre de 147 curdos. No entanto ele está directamente ligado a muitas outras atrocidades, incluindo a perseguição aos referidos curdos, bombardeamento do curdistão, perseguição aos chiitas, que até eram a maioria no país, assassinios sumários de diversas figuras publicas, nomeadamente politicas e até esteve envolvido directamente em atentados antes de chegar ao poder. Era um criminoso a uma escala genocida.

2 - Os muçulmanos dividem-se em duas facções (e mais algumas seitas de menor dimensão), os sunitas e os chiitas que nunca se deram muito bem. O facto de o Saddam ter conseguido mantê-las separadas não me parece grande coisa pois acho que o objectivo nestes casos é a conciliação e não a separação. Além disso, o Saddam era sunita e, ao longo da sua governação sempre favoreceu a minoria sunita face à maioria chiita e, acreditem, é detestado por isso pelos chiitas. Assim, se virem muita gente a festejar a sua morte não se ponham a inventar teorias da conspiração sobre as filmagens terem tido origem noutro país e com pobres pagos. Há, no Iraque uma maioria que sempre o detestou e festeja agora a sua morte.

3 - O Saddam Hussein não foi julgado por nenhum tribunal americano nem por nenhuma lei americana. Foi julgado por magistrados iraquianos, que já o eram à data da invasão americana, por leis iraquianas, tendo sofrido uma pena de morte, aplicável por um método legal pela lei iraquiana (e ilegal pela lei americana...). O facto de ter havido tanta pressa na condenação tem a haver pura e simplesmente por o fazer numa altura em que os americanos ainda estão no país (e, já agora, os ingleses, italianos e mais uma série de povos que não são noticia). A razão disto é simples...é muito mais fácil manter o país minimamente sossegado fazendo com que o povo atribua a culpa/mérito, directa ou indirectamente aos americanos e assim evitar uma guerra civil. Os americanos, inclusive fizeram pressões no sentido de adiar a sentença mas tiveram de respeitar a soberania da lei iraquiana.

4 - Ele foi tratado de uma forma humilhante durante a execução e confesso que também não gostei nada do que vi mas quero realçar a questão de não estava nenhum americano presente na sala onde foi executado, no momento do referido acto. Apenas iarquianos estavam lá dentro e quem proferiu os insultos e cantou no momento da execução foram...guess what...iraquianos. Muito provavelmente chiitas mas isto já é suposição minha.

5 - Os Estados Unidos não governam o Iraque...existe um governo iraquiano, composto por iraquianos e apoiados pela coligação. Isto não é a mesma coisa. Este governo foi eleito e não posto lá pelos americanos. Nem sequer defendo a qualidade do governo iraquiano mas que é legitimo, ah isso é...

6 - Os EUA e restantes forças da coligação, ainda possuem muito poder no iraque pois este está num caos e a lei marcial impera em diversas zonas do país mas, mais uma vez, isto não é governar um país.

7 - Estronca, eu também vi os tais documentários sobre o 11 de Setembro e posso desde já afirmar que a conclusão que foram os estados unidos a cometer o atentado é ainda menos credivel do que a autopsia a um alien, tão credivel como o Ieti e digna de sair no jornal "incrivel" ou em qualquer outro pasquim do género. Sei perfeitamente qual a força do lobby judeu americano e acredito que tenha havido muito boa gente, americana, envolvida no assunto, directa ou indirectamente, mas isto não é um filme do Dolph Lundgreen ou do Van Damme em que se tenta criar acidentes e atentados para se convencer o governo a comprar dterminados aviões, tanques ou qualquer outro dispositivo bélico.

8 - Era a favor da guerra ao Iraque porque acreditava na possibilidade de haver armas de destruição maciça e compreendia perfeitamente o interesse económico dos aliados na invasão (que ainda compreendo mas não apoio). O próprio Saddam moldou a minha opinião ao expulsar constantemente os inspectores ONU do país e a vedar-lhes constantemente o acesso a mil e uma estruturas. Fez um jogo perigoso e deu-se mal. A isso chama-se politica internacional e ele abusou dela. Foi um erro brutal...

9 - Vendo que não havia armas de destruição maciça nenhumas mudei obviamente a minha posição em relação à guerra mas sempre disse "pelo menos tirou-se um ditador do poder" e continuo a achar que isso foi positivo. No entanto o Iraque tornou-se num novo Vietname...e não é unico. Lembram-se do Afeganistão? Pois é...a guerra ainda não acabou lá e está praticamente em guerra civil mas é ofuscado pelo mediatismo do conflito Iraquiano.

10 - Quanto ao resto são migalhas..."mata-lo por enforcamento tira a honra" e "No dia do nascimento de Mohammed" não me interessa nada. Eles (os iraquianos) lá devem saber porque o fizeram pois foram eles que o fizeram.

Conclusões:
- Em relação a Saddam:

Acho que o Saddam foi um ditador sanguinário ao nivel de outros como Pinochet, Pol Pot, Mao, Mussolini, Khomeini, Khadafi and so on...e um pouco abaixo dos expoentes máximos desta classe, Hitler e Estalin. Como tal acho que foi bom ter sido deposto e acho justo que tenha sido levado À justiça. Tenho pena que tenha sido deposto por alguém que não o seu povo e que tenha sido condenado à morte. Tenho ainda mais pena que tenha sido executado por enforcamento. Como disse, prisão perpétua seria o ideal.

- Em relação aos árabes:

Estronca, tens de te informar melhor e não sei se os teus amigos arabes/eslovacos são a melhor opção. Têm um ponto de vista e, correcto ou não, reflecte apenas parte de uma questão bem maior. Eu contactei com arabes (do Dubai) de várias etnias e de várias opiniões e percebi que a questão é muito, mas mesmo muito complexa e que as opiniões locais divergem de pessoa para pessoa como da água para o vinho.

- Em relação ao conflito:

Já era tempo de terminar mas não estou a ver jeito. Se as forças da coligação ficam mais tempo isto vai continuar como está...se saem, o país cai em guerra civil e ainda morre mais gente.

- Em relação às teorias da conspiração:

Pelo amor de Deus...ou de Alá que é a mesma coisa. Já és crescidinho Estronca...deixa os fimes do Michael Moore para os putos do bloco de esquerda.

P.S. 1 - Tal como foi dito antes, é bom ver alguém escrever sobre algo sério e ainda melhor ver que foi o Estronca. Um abraço e bom ano ;-) .

P.s. 2 - Desculpem lá o tamanho do posto e até os P.S.'s foram duplos. Espero que tenham paciencia para o ler.

Anónimo disse...

val,pergunta:
1-o que dizes em relacao ao preco do petroleo apos a guerra e apos a morte do Saddam
2-porque e que os americanos disseram que iam proteger o povo no terreno e a primeira coisa que fizeram quando invadiram o iraque foi proteger as estacoes petroliferas, que nao sao poucas
3-porque e que os iraquianos incendiaram o maximo de estacoes petroliferas possiveis quando ocorreu a invasao americana
4-quanto aos meus amigos eslovaco-arabes como to dizes,so te posso dizer que comunicar e totalmente diferente de viver com eles, e eu felizmente tive a oportunidade de viver com muculmanos, e sei perfeitamente como pensam e porque pensam de tal forma
5-quanto ao afeganistao, so te posso dizer que no curso intensivo de eslovaco que estou a tirar tenho 3 colegas que sao afegas, e para perceber o que se passa la, nao se le em revistas ou jornais
6-o nossa visao do mundo arabe e e sera sempre deturpada pelos meios de comunicacao, nao os defendo nem sou a favor da sua maneira de ver as coisas, mas so se entende a mente arabe quando se vive la,e eu se tiver oportunidade para la ir e ver com os meus proprios olhos, depois faco um post mais detalhado
7-tenho um primo que vive no qatar a 2 anos e tem viajado pelos paises arabes porque e reporter de imagem, acho que ele poderia explicar melhor do que ninguem o que se passa naqueles paises

grande abraco

e fico contente por saber que alguem pensa no assunto, com ou sem filmes de estilo americano, mas pensam...

Muga disse...

Estas questões podem ser discutidas durante horas e horas, ou post e mais posts, mas a verdade é que concordo com o Estronca - é preciso viver lá, ter uma experiência directa e não indirecta, através de relatos de amigos ou familiares.

O que importa no meio disto tudo é a forma como este processo decorreu e culminou. Decorreu pouquíssimo tempo desde a detenção até à execução de Saddam, até parece que havia uma pressa especial em acabar com o tipo... S+o me lembrei do Pinochet, coitadinho... Velhote e tal, a figura do "avôzinho", mas um assassino como o outro! Oportunidades não faltaram para o julgar, mas pronto, lá morreu à lorde, em paz e impune! Se as questões ideológicas são tão importantes, se a democracia é tão importante, então onde estavam os EUA neste caso particular? Pois é...

Perante este cenário todo, não tenho dúvidas de que, apesar do governo legítimo e soberano agora existente no Iraque, os EUA tiveram uma influência determinante no desenrolar de todo o processo.

E isso é que está mal!

Bezerrinho disse...

Concordo em absoluto com a ninha e lembro ao macaco val que a "lei" iraquiana foi aplicada num país onde nem a constituição foi votada no homólogo deles ao nosso parlamento.Foi xunga o modo como tratarão toda esta situação não contribuindo em nada para acalmar a situação do médio oriente

The_Val disse...

Ok...tu perguntas, eu respondo:

1 - O preço do petróleo já estava a subir antes da invasão ao Iraque e continuou, se bem que a um ritmo menor, o que é bom para nós. Desde a morte do Saddam não sofreu alterações significativas.

2 - A isso chama-se propaganda. Quando se é um país democrático existe uma coisa que se chama opinião publica. Muitas vezes menosprezada, essa opinião publica pode deitar facilmente um governo abaixo e impedir muita coisa como, hhmm...uma guerra! Quando se vai para a guerra, a tal opinião publica tem de ser convencida da utilidade do acto e isso não se faz dizendo que vamos lá pelo petroleo, mas sim dizendo que vamos libertar o povo, tirar um monstro do poder, etc, etc...Aqui nunca me enganaram, mas em relação às armas de destruição maciça sim, como já expliquei no post anterior.

3 - Porque lhes era obvio qual um dos principais objectivos dos americanos e retaliaram desta maneira, numa politica de terra queimada.

4 - Isto não é uma pergunta mas ok...como te disse há várias facções de muçulmanos e mesmo entre eles as divergências são brutais. Será que é lógico pensar que, devido ao facto de praticamente todos os erasmus espanhois em VR serem comunistas podemos assumir que Espanha é um país comunista? Estás a comenter o mesmo erro...de qualquer das maneiras respeito a opinião desses teus amigos muçulmanos.

5 - My point exactly...

6 - Concordo. Por isso dou uma vista de olhos à Al-Jazeera na net e comunico com árabes.

7 - É bem possivel. Gostava de o conhecer. Já agora refiro que tenho um dos meus melhores amigos a trabalhar no Dubai (Toninho) e que, além de trabalhar com árabes locais fa-lo também com sauditas, palestinianos (não sao arabes...pelo menos à vista dos outros árabes), iraquianos e mais uma parafernália de representantes de povos que agora não interessam nada para este post. Só para dizer que estou melhor informado do que possivelmente pensas.

Agora falo eu...

Não deves ter lido bem o meu post ou então percebeste mal a mensagem. Não me pus a defender os americanos e não vês em nenhum ponto dele nenhuma menção a isso. Disse que apoiei a guerra na altura da invasão...era a minha opinião da altura e foi modificada pouco tempo depois, não por ninguém mas por mim mesmo ao interpretar a info que iamos recebendo. Quando disse que compreendia na altura o objectivo dos americanos (e dos outros...) e que ainda os compreendo, de modo algum os estou a apoiar. Os objectivos são simples...tão simples que parece uma partida de civilization:
- Ganhar recursos (petróleo)
- Escoar armamento e com isso manter centenas de milhar de postos de trabalho. (lobby do armamento)
- Fazer algo semelhante ao plano Marshall pos-WWII, reconstruindo o país e ganhando muito dinheiro com isso, desenvolvendo industrias e escoando produtos...a proposito, era este o objectivo principal de Portugal ao tentar colar-se aos 3 lideres.
- Deitar um ditador abaixo...ok, é secundário mas era um objectivo.

Em relação ao Afeganistão, disseste exactamente o mesmo que eu...reparaste?

Grande abraço.

P.S. - tenho pena de não ter esta discussão pessoalmente contigo...só para matar saudades ;-)

The_Val disse...

Muga:

Eu sempre fui contra o Pinochet e as circunstâncias que o levaram a não ser executado foram bem diferentes.

Quem tinha pressa em executar o Saddam eram os iraquianos...será que ninguém percebe isso?

Já agora volto a frisar que não fui a favor da pena de morte para este caso.

Não estou a defender ninguém nem a por-me do lado de ninguém...estou só a demonstrar que as coisas são bem mais complexas do que parecem.

Anónimo disse...

ok val, tens toda a razao. Era interessante ter esta conversa pessoalmente, a serio.Talvez ambos pudessemos partilhar alguma informacao que nos escapa porque nao estamos a viver la,juntamente com eles, simplesmente fico contente por saber que em cada pessoa existe uma opiniao, e ao contrario do que possas pensar, eu li muito bem o que escreves-te e prestei muita atencao a informacao que tentas-te transmitir e acredita que vou reter aquela que julgo mais logica no meu ponto de vista.

Grande abraco

Bezerrinho disse...

Joni só faltas tu dizer aqui a dizer..."mas que??? tens doutoramento nessa matéria"...

ANDRE ALFA disse...

Eu no meio disto tudo só sei é k o gasóleo já baixou um centimo...
O preço da gota preciosa para o veiculo da minha "vet móvel" é k interessa.. porque de resto.. tanto faz ser Saddam como Pinochet.. como Bush ou Sócrates..;) tudo igual.. só muda a gravata ou a ausência dela:)
Beijinhos e aquele abraço

Muga disse...

Deixa lá, que para a semana vai subir 3 cêntimos... LOL!