quarta-feira, dezembro 16, 2009

Aquecimento Global: A macacada do século?...

Já queria ter feito um post sobre isto há uns meses atrás... Mas nem é tarde nem é cedo, com a Cimeira de Copenhaga a bombar nos notíciários e eu a acordar com um enorme manto de neve, ainda mais cedo do que no ano passado.

No ano passado, nunca tinha visto tanta neve e tanta estrada cortada, tantas vezes e em tão curto espaço de tempo! Este ano parece que vai ser igual... Fará sentido falar em aquecimento global? Ou fará mais sentido falar simplesmente em alterações climáticas? E até que ponto o Homem é o causador? E até que ponto pode controlar o que quer que seja?

Em Maio, decorreu o II Congresso Português de Fauna Selvagem, organizado pela WAVES Portugal. Desenganem-se os que pensam que este foi um daqueles congressos revestidos de fanatismo ecológico, pelo contrário, foram ali ditas, debatidas e provadas muitas coisas que chocariam muitos daqueles seres que a única vida selvagem que realmente conhecem é a vida da selva urbana onde habitam...

Esse congresso começou precisamente com duas palestras sobre o Aquecimento Global. O objectivo era que uma fosse contra e outra a favor dessa teoria. Sim, teoria, porque realmente nada está provado quanto a isso, nem as causas nem sequer se existe de facto algum "Aquecimento Global". Do lado do "contra", estava Rui Moura, um antigo professor do IST, formado em Eng. Electrotécnica, que depois se ter reformado se dedicou a fundo às questões da climatologia. Do lado do "pró", a Prof. Dra. Solange Almeida, da UTAD.

A primeira palestra (contra) foi tão bem explorada e foram apresentados tantos factos que põem em seriamente em questão a teoria do aquecimento global, que foi impossível à segunda palestrante refutar alguma coisa que tivesse sido dita na primeira.

Desde aí, tenho estado atento a várias coisas, como o timing em que determinadas notícias sobre o suposto aquecimento global vêm a público ou a questão do CO2 (esse malandro...), e tenho procurado informar-me a sério sobre esta questão. Sem em alongar mais, vou sintetizar o que acho sobre isto tudo, que já começa a irritar-me um bocadinho:


  1. O aquecimento global não existe. É simplesmente uma teoria que tem servido os interesses de muita gente (Al Gore e companhia) e que está na base de grandes negócios por todo o mundo. Ou seja, dá jeito que "exista"...


  2. Se a climatologia até tem dificuldade em prever o tempo da próxima semana, como podem afirmar esses ilumidados, com tanta certeza, que daqui a 5o anos o planeta vai estar mais quente?! É que se se basearem nos estudos da evolução do clima ao longo de centenas de anos, às tantas daqui a 50 anos ainda vai estar é mais frio do que agora...

Para terminar, três sugestões:

Um blog: http://www.mitos-climaticos.blogspot.com/

Um livro:

E um sketch de um grande comediante americano, George Carlin:


25 comentários:

Ninha disse...

Ò Domingos, anda o pessoal täo concentrado num debate de extrema importância como é o Jantar de Natal e tu vens para aqui com questöes sobre um problemaZITO como o Aquecimento Global...Por amor de Deus!!
Agora a sério...Pelo que tenho lido, ninguém pode negar que o planeta està a aquecer (logo por aì näo percebo muito bem a lògica de fazer uma palestra do "Contra o Aquecimento Global")!!Aliàs, se bem me lembro, hà uns tempos atràs houve aqui um post sobre o "alargamento" da Bluetongue aos paìses nòrdicos, o que é apontado como uma consequência desse aquecimento!!Aquilo que realmente se pode questionar é se as causas deste aquecimento säo ùnica e exclusivamente humanas...o mais provàvel é que as acçöes do Homem tenham vindo apenas acelerar um processo natural e gradual de alteraçöes terrestres. No entanto,"invocar" os interesses que estäo por detràs deste sùbito interesse pela ecologia como argumento "contra" o aquecimento global é absolutamente despropositado e desnecessàrio...TODA a gente sabe que no nosso belo mundo, tudo o que faz mexer a sociedade tem sempre alguém por tràs que està a ganhar pipas de massa com isso!! Até agora eram os "senhores do petròleo" e no futuro seram os "senhores da energias verdes"...Mas isso näo deve servir de motivo para näo tentar mudar para melhor, porque é isso que é preciso. Näo vejo o que é que a aposta em energias renovàveis ou a reduçäo das emissöes de CO2 podem trazer como desvantagem para o mundo ...È o facto de haver interesses por tràs? Fosse esses o critèrio, näo haveria investigaçäo cientìfica na luta contra o cancro, por exemplo, porque os financiamentos sò aparecem porque as farmacêuticas pensam no imenso lucro que podem fazer com os resultados dessa investigaçäo!!

Muga disse...

Não está em questão mudar para melhor ou não, a resposta a isso é só uma e nem é preciso dizer qual é... Da mesma forma que não escrevi que as energias renováveis e a redução das emissões de CO2 são uma desvantagem (apesar de haver emissões de gases muito piores). Longe disso! Uma coisa é a questão "poluição", outra coisa é a questão "aquecimento global". Este post é apenas e só sobre esta teoria, nada mais.

E se te informares bem, verás que da mesma forma que ninguém pode negar que o planeta está a aquecer, também ninguém pode negar que o planeta está a arrefecer.

O que está a acontecer são alterações climáticas (nas quais a intervenção humana permanece duvidosa) que se traduzem em picos de calor e de frio. Já reparaste que nos últimos anos parece que não há Primavera nem Outono? Passamos logo do Verão para o Inverno e do Inverno para o Verão! Este ano voltou a acontecer! E da mesma forma que está muito mais quente no Verão, também tem estado cada vez mais frio no Inverno. Isto é que é inegável, está aos olhos de todos.

Relativamente à questão da Língua Azul, isso é um facto. Da mesma forma que é um facto que nos últimos anos tem sido caçada em Portugal uma espécie de tordo originária do Norte da Europa, que não migra para latitudes tão baixas... Porque será que isto tem sucedido? É capaz de estar mais frio...

Voltando ao início, e porque é óbvio que tem que se mudar para melhor, nesse sentido também é preciso melhorar a investigação e a informação em torno desta questão, porque qualquer decisão tem que ser tomada com base em factos e não em teorias.

Ninha disse...

Estou de acordo contigo em muita coisa...Mas continuo sem perceber que decisöes täo perigosas säo essas que podem ser tomada em virtude da "teoria" do aquecimento global e para as quais säo necessàrios factos que as fundamentem? È que näo consigo mesmo perceber qual é a gravidade em termos pràticos e concretos de se agir...Provavelmente estàs muito melhor informado que eu por isso, talvez me possas esclarecer que riscos corremos se começarmos a actuar (no sentido de diminuir a poluiçäo, porque essa é uma das causas mais associadas ao aquecimento global) sem ter uma investigaçäo que prove que o aquecimento global existe e que é 100% responsabilidade humana?

Ninha disse...

Correcçäo: näo é "seram" mas sim "seräo"...Shame on me!!

Muga disse...

Aí é que está: não há provas que, de facto, a poluição seja uma causa das alterações climáticas e muito menos que seja a causa principal.

Muito provavelmente o planeta aquece ou arrefece independentemente de poluires mais ou menos. São coisas impossíveis de ser controladas.

Mas é claro que tem que se agir! E compreendo o que queres dizer - talvez isto tudo seja um meio para chegar a um fim. Mas a poluição deve ser combatida devido aos efeitos directos e indirectos que tem sobre a saúde, não devido a supostos efeitos a nível das alterações climáticas. É preciso combater sim o que está na base da poluição.

E o CO2 funciona como bode expiatório. É importante reduzir, mas quem me dera que esse fosse o composto mais perigoso que inalamos todos os dias... E quem fala dos outros?

É que há factos mais do que suficientes sobre os efeitos da pooluição sobre a saúde. Nestes, sim, devem ser baseadas as decisões.

Ninha disse...

Sim, é exactamente aì que eu quero chegar...È que a poluiçäo deve ser combatida porque os efeitos nocivos sobre a saùde estäo, como disseste, mais que provados (näo sò pelo que respiramos mas também, por exemplo, pelo que comemos) E por ser uma das possìveis causas ou agravantes do aquecimento global...E que mesmo que isso ainda näo esteja provado, o facto é que sò hà vantagens em tomar decisöes que väo nesse sentido. Se por um lado percebo e concordo com o facto que o "aquecimento global" està a ser "vendido" ao pùblico, e que é preciso olhar com algum cepticismo para os termos em que a situaçäo nos é apresentada, por outro, näo vejo muito o interesse de se debater quanto ao que està por tràs desta teoria...È uma teoria como outra qualquer, cujo mérito principal foi ter despertado as pessoas e os poderes polìticos das grandes potências (esperemos!!) para a necessidade de fazer alguma coisa!!E se näo està provada uma relaçäo causa-efeito directa entre a poluiçäo e o aquecimento global (ou alteraçöes climàticas), também näo està provado que essa relaçäo näo exista logo, é uma situaçäo-tipo de aplicaçäo do famoso Principio de Precauçäo (do qual deves ter ouvido falar na tua formaçäo de anàlise de risco).

Joao Macaco disse...

Eu sou a favor do aquecimento global....sempre quis morar na praia e pelo andar da carruagem Braga daqui a uns anitos ja tem uma marginal!!!!!

E o jantar...toca a resolver questoes importantes||

Joao Macaco disse...

E se o jantar for para dia 2 que seja. Tenho pena que pessoas como o Muga e a Monserrat (por morarem longe) a Anita (ainda mais longe) e a Ana e MAxim (longe comó caralho) nao possam ir - Isto para citar os mais longuiquos. Acho que cada pessoa escolhe as datas conscientemente e cada um de nós é que sabe que esforço quer fazer para ir ao jantar ou não. Eu pessoalmente apenas nao pus as datas em que estou de Urgencia (de permanencia) as outras pus(opção minha) e 24 + 25 porque é natal=familia.
Se decidimos ir por votações temos que ser coerentes e escolher a data mais votada mas gostava que cada um de nós revisse as suas datas para tentarmos juntar o maior numero de pessoas possiveis.

Se nao houver alterações -- GANDA JANTAR DE NATAL DIA 02 de JANEIRO.

P.S.- para os que nao podem ir ao jantar se conseguirem combinar um dia que dê à maioria ofereço uma borracheira em braga

Estronca disse...

Malta, toca a discutir as datas porque senao acaba por nao dar em nada esta votacao no doogle. Quando vai ser o jantar? Please!!!

Quanto ao aquecimento global:

1 - O Al Gore veio a Portugal a uns anos atras apresentar o problema em Lisboa. Nao sei se viram o noticiario nesse dia mas eu como bom apreciador de automoveis vi logo que aquilo era tudo fachada. So via carros de classe elevada e a maioria a gasolina (Audi A8 4.2 litros V8) que gasta 20 litros aos cem (a andar devagar)... Mas isso so nao diz que isto e um negocio mas o facto do Al Gore receber 25000 euros pela palestra ainda tinha os custos da viagem pagos.

Vamos la ser serios!!! Isto e tudo uma tanga do cara... atirar areia pros olhos do ser humano funciona, mas nao funciona com todos. E quase como as religioes...negocio, simples negocio, do mais impuro e mais repugnante!

O mundo nao precisa de mais poluicao, eu detesto visitar uma cidade e respirar monoxido da carbono em quantidades elevadas porque os meus pulmoes nao reagem bem a esse composto. Acredito que ninguem gosta! As energias alternativas vao ser outra maneira de nos enterrarmos em problemas. Reparem bem nos carros hibridos (voltando a minha area preferida), eles sao mais economicos mas os custos de producao sao mais elevados (mais poluicao!!!) e as baterias sao feitas de materiais que sao impossiveis de destruir ou reciclar...de que nos serve isto??? Se somos tao inteligentes ja tinhamos inventado um carro que anda a agua e produz O2. Alias, nao sei se repararam os carros hibridos sao uma tanga, porque eles ja os fazem completamente independentes da gasolina. Mas conseguem imaginar o impacto que isso teria na economia mundial...carros sem gasolina...a America ia ao charco ( se e que ja nao esta la!) e o Medio Oriente nunca mais via a cor dos dolares!

Temos que comecar a educar e nao aceitar teorias sem factos concretos. Educar os mais novos que poluir nao traz nada de beneficial para eles e para os que os rodeiam. Acima de tudo e respeitar o Mundo onde vivemos!

Por outro lado quem vai sair a perder desta situacao vao ser os humanos porque a Terra sempre encontrou maneiras de mudar e adaptar-se a todas as adversidades...como impactos de meteoritos, ice age, etc....

Quanto ao tempo...aqui na Escocia, o ano passado estavam temperaturas abaixo de zero e neve em todo o lado. Este ano esta sol e temperaturas a cima dos zero. Durante o dia chega aos 12 C. Algo se esta a passar mas nao deve ter nada a ver com o aquecimento global. Serao mais alteracoes climaticas do planeta que outra coisa.

Isto ja ta a ficar muito longo...

Beijos e Abracos!!!

Joao Macaco disse...

FIco mesmo a sentir-me burro, voces dominam a matéria!!!!

Tiago Marques da Silva disse...

Este post é um acto explícito de masturbação intelectual... Já deixei a minha opinião sobre matérias mais importantes, e que só precisam de 1/10 do cérebro, num post mais abaixo...

Tiago Marques da Silva disse...

Bem, num leve acesso de intelectualidade, penso eu, acho que o que se diz por aí, é que a energia do futuro são as células de hidrogénio... Investiguem por aí, e confirmem se tenho ou não razão... ;)

Estronca disse...

O hidrogenio ao que consta pelos estudos feitos nao e o ideal para resolver a falta de energia porque e um elemento extremamente instavel. Num carro o resultado seria em caso de acidente uma explosao jeitosa:)

Abraco!

Tiago Marques da Silva disse...

Não sei, olha lá aqui:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=celula-a-combustivel-regenerativa-a-hidrogenio

Estronca disse...

Sem duvida que e de apostar nisso mas em casa em vez dos paineis solares tradicionais :) num carro ia ser dificil, alem do mais voltamos as baterias...nao deve haver muita coisa que consiga poluir tanto como as baterias...e tu sabes disso. O problema destas energias e a forma de armazenamento. No caso do gas natural e do petroleo isso nao existe...mas poluem. Ciclo vicioso:)

Acho que usar agua e produzir O2 e que dava resultado :)

Mas para tornar isto mais cientifico aqui vai um site que te pode ajudar a entender como funciona o H2 e quais sao as suas limitacoes:

http://alkimia.tripod.com/curiosidades/hidrogenio.htm

Abraco

Joao Macaco disse...

Cromices à parte...só tenho uma coisa para dizer. A Rita tambem fazia todos os anos um jantar de natal com a malta da faculdade...ate que um ano o jantar de natal passou a natal de reis (deu muita confusao a marcação de uma data)---a partir desse ano nao houve mais jantar de natal..o grupo separou-se...

Nao é para agoirar massss

Estronca disse...

Separou-se...porque eram xoninhas :))))))

Johnny, nao caias nessas tendencias!!!

Usa a parte positiva da realidade e nao teorias xoninhas ;)

Elisa disse...

João, não sejas pessimista. Um jantal de Natal faz-se com três, com dez ou com vinte pessoas. Só não vai quem não quer!... (Provocação em que se encontram excluídos os emigrantes e pessoal de regiões sulistas, evidentemente!)

Ninha disse...

YEEEEEAH...Os dias 29 e 30 estäo de novo em cima da mesa!!!!Neste momento hà 4 dias possìveis com 10 votos cada um: dia 20 (este domingo), dia 29 (terça), dia 30 (quarta) e dia 2 (sàbado)...Por isso, eu assino por baixo da sugestäo do Timi: dia 29 no Cêpa Torta às 20h!!

Joao Macaco disse...

DIgam-me so a data e local que la estarei!

Joao Macaco disse...

Desculpem lá...so mais uma coisa que nao tem nada a ver com o jantar....

Alguem conhece pessoal em berna na suiça que de pa eu arrochar uma semaninha em agosto (tenho la um congresso e nao queria pagar dormida..) toca a por contactos a trabalhar a ver se nao fico debaixo da ponte

Ninha disse...

João, a minha irmã tá na Suiça mas não tá em Berna, ela tá perto de Genève...não sei se é perto ou não!Se te servir, posso falar com ela!

Muga disse...

Elisa! E os espanhóis?!

Muga disse...

Ihhhh... Ó Ana, tens a certeza?!

Johnny, estava a pensar sugerir-te o Pierre Montavon. Não sei se mora em Berna ou não, mas leva-lhe uma garrafa de Porto que tudo se resolverá!

Elisa disse...

Domingos, não me esqueci dos espanhóis, mas achei que já era provocação a mais. Se fores ao jantar leva o meu relógio, "faxavor".