quinta-feira, dezembro 17, 2009

É só pa quem quer e gosta!

Já há muito tempo que se fala de aquecimento global e de uma quase inevitável catástrofe ambiental para as gerações futuras. Pela televisão somos bombardeados com programas/documentários que falam do pobre do nosso planeta que está doente, dos desastres naturais cíclicos mas inesperados e brutais, dos animaisinhos que estão a morrer porque o gelo está a derreter... e.. sempre pensei que fosse a sério!!!!

"Oh Joe, se me falares de transístores...". Já me dizia o Meireles do meu curso. Isto não é da minha área, vou por isso cingir-me aos factos.

Tal como os Nirvana popularizaram a música alternativa com o Nevermind, também Al Gore popularizou em 2006 a nova máxima "salvar o planeta" com o documentário "Uma Verdade Inconveniente". Gosto especialmente do título que vem em jeito de teoria da conspiração, vende mais.
Ok, isto não é um facto, mas é certo que toda a gente adorou o documentário e todos (incluindo eu) pensaram: Eh pa, que cena.. e agora está lá o Sr. Bush quando poderia ser este gajo sensível aos problemas do mundo a estar à frente da América. Que tristeza!!

FACTO 1: um ano depois, em 2007, aparece a Science & Public Policy Institute que aponta não uma, não duas, mas 35 inconvenient truths referindo-se aos erros e exageros cometidos por Al Gore no seu documentário.

Nesse mesmo ano vem para a net outro documentário, desta vez para o outro lado da balança. Tem como nome "Global Warming or Global Governance?" Quando o vi pela primeira vez no verão passado nem dei importância à segunda parte do título (já que não tem nada a ver com a matéria), não percebia como poderiam as duas coisas estar ligadas. Talvez mais de metade do filme é ciência contra os argumentos de Al Gore, mas não fica por aí. O pessoal da Sovereignty International, Inc. (cérebros da área com provas dadas, responsáveis por este documentário) vão mais longe falando numa nova ordem mundial em que o poder económico se centra nos maiorais das principais instituições americanas e internacionais, sendo a taxa de emissão de CO2 um bom regulador de desenvolvimento dos países menos ricos como a China e a Índia. Controlar, através de sanções, essas emissões nesses países, e como consequência o seu desenvolvimento é o objectivo de pessoas integras e dignas como o Sr. activista ambiental Al Gore.

FACTO 2: Existem duas correntes científicas, duas teorias para esta questão.

A não existência de um consenso, deveria inviabilizar a realização de cimeiras como a que temos estado a acompanhar em Copenhaga. Estou completamente de acordo com o Rui Moura, não deveriam chegar a nenhum resultado com as negociações. Trata-se outra vez de politização da ciência como começou por fazer o meu amigo Al Gore.

FACTO 3: Os emails do ClimateGate.

É escandaloso o que se está a passar. Em plena cimeira de Copenhaga, cientistas que apoiam a existência de alterações climáticas são acusados de estarem ligados com industrias petrolíferas para obterem fundos para investigação e de terem alterado dados para que as suas teorias estejam sustentadas. É vergonhoso.

Claro que combater a poluição é muito importante, mas isso nada tem a ver com alterações climáticas.

Depois disto a teoria da conspiração vira-se contra o conspirador.
Abaixo o monopólio mundial!!

11 comentários:

Ninha disse...

Joe, isto é uma contra-teoria da conspiração!!Se antes a teoria da conspiração era o catastrofismo do aquecimento global, agora há os que vêm com a nova teoria da conspiração que tenta proteger os interesses estabelecidos e que vigoraram até agora. Dos dois lados da barreira há interessas económicos por trás!!E o público vai continuar a ser jogado e "manipulado" ora por um ora pelo outro lobby!!Por isso é que andar a carregar bandeiras de uma ou da outra teoria da conspiração é um bocado "cair na esparrela"...Os factos existem (e quando falo de factos não estou a falar do comentário do senhor Al Gore, que nem sequer vi!!)...e acho que com isso cada um deve tirar as suas prórpias conclusões, ao invés de "engolir" as conclusões que outros apresentam (seja Al Gora ou seja o Rui Moura)...E como tinha dito antes, a não existência de um consenso a nível científico não deve nunca constituir um obstáculo à instauração de medidas de atenuação de um risco (Princípio da Precaução...actualmente aplicado pela Comissão europeia, por exemplo em nas suas políticas de segurança alimentar)

Estronca disse...

Lindo...o Joe ressuscitou em grande :)

Da-lhe macacola!!! Toca a poluir a ver se este mundo cheira melhor :)

Eheheheheh!!!

Joel disse...

Aninhas!
Está claro que existirão sempre interesses dos dois lados, mas isso nada tem a ver com a escolha do caminho correcto, nada tem a ver com a verdade. Verdade essa que está na ciência, tendo esta que ser independente de qualquer interesse.
Como não sou cientista apenas vejo o que me é dado tentando ser completamente imparcial na minha análise. E o que é dado não são os documentários (tal como tu, também não vi o do Al Gore) mas sim estes factos de que falei no post.
A bandeira que eu defendo Ana, é a do jogo limpo. E não é isso que tem feito o lado que apoia a existência de alterações climáticas:

1: Um político fazer uma campanha publicitária climática baseada num documentário cheio de erros (sim porque diz ele que a fez com o dinheiro do seu documentário) http://www.publico.clix.pt/Sociedade/al-gore-lanca-campanha-publicitaria-climatica-de-300-milhoes-de-dolares_1324233

2: Os emails do ClimateGate como já referi (sem palavras..)
http://www.ionline.pt/conteudo/35544-climate-gate-estes-sao-os-emails-que-incendiaram-copenhaga

3: O nome da cimeira: "Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009"
Mudanças climáticas!!?? Quando nem isso é consensual o que é que se pode chamar a isto?!
Chama-se propaganda!!! Querem convencer-nos de que essa coisa catastrófica e terrível existe. Usam o tão falado medo para convencerem as pessoas.

4: o cabelo branco do Rui Moura, que lhe dá o ar terno de um bom avô, incapaz de jogar no dark side


Acabo de dar a minha opinião sem falar uma única vez de clima, acho que é esse o nosso papel. Para falar de clima existem os cientistas.. mas digo-te, fiquei completamente convencido com o "Global Warming or Global Governance?", dão uma coça aos argumentos do Al Gore durante praticamente o filme inteiro.

Jorge Liberdade disse...

Respeito macacos. Tenham respeito!

Sou Algorista convicto e praticante. Vivo em paz pois sei bem que o Deus Al gore vai salvar os Icebergs!




Vai Al Gore... voa e salva-nos o Pelaneta Azul!

:-)

Joel disse...

Macacada!
Em relação ao jantar podem contar comigo, eu posso sempre.
Estou com muita vontade de voltar a ver toda a gente.

Abraços

Jorge Liberdade disse...

Depois do "Libertem Willy", o docomentário do Al Gore é a coisa mais comovente que eu já vi!

(sim, eu vi!)

Ninha disse...

Joe, como jà foi discutido no post anterior, as mudanças climáticas são um facto...o que não é consensual é a contribuição humana para essas alterações climáticas. Por isso, acho que a conferência é oportuna e a designação que lhe foi dada é aceitável. Depois, como sabes, a ciência não é algo de estático e, acima de tudo, não há verdades absolutas!! Essa é uma das críticas que tenho que fazer ao documento para o qual deixaste um link (o tal dos 35 erros de...). Eles usam a cada vez um redundante NÃO, como se fossem donos e senhores da razão (o Al Gore fez a mesma coisa, provavelmente). A minha outra crítica a esse documento é o facto de que as referências bibliográficas que eles apresentam são extremamente escassas (um artigo científico do género, com a quantidade de "assumpções" que fazem, deveria ter cerca de 3 ou 4 páginas de referências). Uma última crítica é relativa a um erro num aspecto científico...É dito a certa altura que Al Gore mentiu quanto à relação entre a maior frequência de algumas doenças e as alterações climáticas e afirmam (peremptoriamente, como fazem ao longo de todo o documento) que as doenças citadas não dependem do "calor"...Ora, uma das bactérias que eles incluem nestas citações é incluida a bactéria Vibrio cholerae que, na verdade, é uma bactéria que se encontra em águas contaminadas e que necessita de temperaturas de água temperadas para prevalecer e constituir um perigo. Daí que seja uma doença mais frequente em países onde não só as práticas de higiene não são as ideiais (permitindo a contaminação das águas com esta bactéria) mas também onde as condições ambientais (um factor crucial para a multiplicação de TODAS as bactérias!!)permitem que ela aí sobreviva e se multiplique!!
Tudo isto para dizer que eu não defendo o Al Gore, nem o documentário do Al Gore, nem as polítiquices do Al Gore...Mas também não alinho nas politiquices e teorias do extemo oposto!! A minha referência é justamente, sempre que possível, a ciência!!Mas bem...espero que possamos continuar esta discussão com um fino na mão, pelo meio de um ou outro brinde a "quem quer ser cá da malta"!!

Tiago Marques da Silva disse...

Para que isso aconteça, tenho que marcar o jantar dia 29!

Estronca disse...

Dia 29...Dia 29...Dia 29!!!!

A que horas?

Vamos la malta!!!

Ps: Esquecam o Al Gore por uns dias...ja mete nojo ler o nome do gajo:))))))))Ele e que ganhou o dele e nos ainda tamos a trabalhar por meia duzia de trocados :) quem e que esta mal?

Muga disse...

Sim! O Estronca tem razão! Esqueçamos o Al Gore! Dia 29 daremos 3 vivas ao Al Greg!

Estronca disse...

Ehehehehehehhe!!!!