sexta-feira, novembro 03, 2006

Caros Amigos Macacos, nem sabem o que me aconteceu...
Lá me meti num avião e fffuuuuuuuu... Liège aqui estou eu. Claro que para ser igual a mim próprio, não pesquisei nada sobre a cidade, nem o sítio onde iria ficar. Calhou-me na rifa, pelo que sei, a pior cidade da Bélgica e um internato muito mau, cheio de restrições, sendo a pior de todas a regra das 11. Esta dizia o seguinte: Não poderás entrar nem sair do edifício depois das 23. Sem comentários...
Ainda por cima o internato ficava numa pequena localidade chamada Seraing, perto do estádio do Standard, que é uma zona industrial que está em vias de extinsão, há bué de poluição e é muito perigoso andar pelas ruas à noite. Numa noite saímos do internato pa tomar um cafézito lá perto. A caminho encontramos uma multidão com muita polícia à mistura e vimos um homem com a cara toda em sangue. Não sabemos o que se passou, mas nas duas noites seguintes um helicóptro sobrevoou aquela zona. Procuravam alguém, tipo filme americano...
Para ir po centro onde tenho aulas, tinha que apanhar um autocarro que cheirava a sovaco, com, ou sem pessoas. E demorava mais de meia hora a lá chegar.
Durante um mês, cada dia era um sacrifício, que apenas era atenuado pela convivência e pelas passeatas que fiz com as pessoas que fui conhecendo por lá, estudantes erasmus também. Fomos a Bruxelas, Maastricht, e visitamos uma mina numa terriola não muito longe de Liège. Na "prisão" havia Francêsas, romenos, uma norte irlandesa e uma eslovena muito porreiras. Também outros portugueses, da UTAD imagine-se. Não os conhecia, mas talvez as suas caras não me sejam completamente estranhas.
No final do primeiro mês fui ter com o Russell, de Amares, que está em Lille. Passei lá um fim de semana muito fixe que fez com que regressasse a Liège decidido a mudar po centro da cidade o mais rapidamente possível. Foi o melhor que poderia ter feito. Passei a semana seguinte toda a procurar um sítio pa morar e nada. Até que, mesmo nas minhas barbas, encontrei um sítio que não é nada de especial a nível de condições, mas os espanhóis que aqui moram são altamente.
Desde o início que tenho estudado francês, comecei com aulas na universidade de Liège e tenho melhorado muito. Os números, eram uma das poucas coisas que eu já sabia, mas só pa terem uma noção, tive que aprender outra vez os dias da semana que não me lembrava. Agora já consigo falar um pouco, muito graças aos espanhóis que aqui estão. Eles fazem esforço para falar francês sempre que eu estou presente, e eu evito falar espanhol. Claro, no internato não aprendia tanto porque só se falava inglês. Agora até vou subir de nível, porque as aulas têm sido demasiado fáceis para mim.
O que não tem sido fácil são as aulas. Se pensam que estou aqui de férias, desenganem-se. É como em Portugal mas em francês! Tenho tido muito trabalho, principalmente porque não percebo as coisas nas aulas... mas vou ver se depois do Natal trago uma garrafa de vinho do Porto pa ver se cola!
Grande festa no meu dia de aniversário. No início da noite, só o pessoal do internato e os de casa para me cantarem os parabéns, mas como era noite de halloween, prolongamos a festa cá em casa com disfarces a pensar no Val e muito pessoal, altamente...

Fotos: 1 - Bruxelas-atomium

2 - Maastricht-ponte do rio que passa ali
3 - Mina-Blegny
4 - Halloween-quarto do António
Tenho andado a ouvir Art Brut:

There’s not much glam about the Belgium weather, nothing left keeping us together.
Sunshine on a rainy day, makes me, wanna move away, think I’ve got it sorted, gonna get myself deported.
I’m considering a move to LA (he’s considering a move to LA) x 3
Hang around with Axl Rose, buy myself some brand new clothes.
Everything’s gonna be just fine, I hear the murder rate, it’s in decline.
I’ll do me some relaxing, maybe grab a piece of action.
I’m considering a move to LA (he’s considering a move to LA) x 3
When I get off that plane, the first thing I’m going to do is strip naked to the waist.
And ride my Harley Davidson up and down sunset strip.
Hmm, I might even get a tattoo.
My problems are never gonna find me, I’m not sending one letter or even a postcard back.
I’m drinking Hennessey with Morrissey, on a beach, out of reach, somewhere very far away.
I’m considering a move to LA (he’s considering a move to LA) x 3

Na versão original de I’m considering a move to LA aparece English e não Belgium, só alterei para fazer mais sentido...
Art Brut são uma banda cujas letras das músicas são inteligentemente estúpidas e irónicas assim como a sua sonoridade.
Pronto, tudo isto pa vos dizer que me sinto bem aqui e a letra desta música faz todo o sentido para mim neste momento.


Obrigado a todos pelos parabéns.
Quero ainda dizer que tenho muitas saudades vossas e pena por não poder rasgar o Val e a Ninhas. Parabéns aos dois!
Abraço Macaco pa todos e todas!

6 comentários:

Ninha disse...

Joezito macaco...fizeram-me saber que as cidades que tens MESMO que conhecer na Bélgica são Gent e Brugges e que afinal há uma bem pior que Liége...de seu nome Charleroi!!Muito fixe o teu post...bjito grande e continua a amacacar pra esses lados!!

Jorge Liberdade disse...

Joe, quero os pormenores porcos....vá lá, chiba-te Homem!
Tens fumado?
Tens fodido?
Não me digas que ainda só entraste nessa mina da foto... :-)

Grande abraço macaco amigo

Joao Macaco disse...

Exacto, tou com o Jorge, conta-nos os pormenores sordidos.....queremos saber tudo...e k é isso k estás a dizer k tens de estudar, olha que eu tambem fui Erasmus e assim estragas a nossa reputação toda......e k se fodam os espanhois, eu quero saber é das ESPANHOLAS...erasmus sem espanholas é o mesmo que omolete sem ovos!!!!!

Bezerrinho disse...

joe so vi as fotos.
mas es mesmo de Amares so gajas tinha de ser

Joel disse...

ya Ninha, já me falaram muito bem dessas cidades... mas tenho muito tempo, o ano é longo.

No próximo sábado é o primeiro dia do Carnaval de Colonia, na Alemanha. Há festa até à altura do Carnaval normal. Vou passar lá o fim de semana com os espanhóis.

Promenores porcos?
Vocês sabem que eu também sou meiguinho...

Estronca disse...

macaco

tou a ver que andas motivado

e assim mesmo

quanto ao facto de seres meiguinho, acho que nao devias espalhar essa informacao

acho que sabes o que quero dizer....eheheheh

cama insuflavel, que maravilha....eheheheh

grande abraco e vai espalhando os genes

porta-te