quarta-feira, novembro 29, 2006

Pérolas da Sabedoria Popular I

Quatro meses passaram desde que iniciei o meu trabalho na ANCOTEQ (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente), localizada em Torre de Moncorvo. Depois, num próximo post, gostaria de vos falar sobre isto com mais pormenor... um post "à Bezerrinho", para vos falar da pureza destas ovelhas e da glória do Queijo Terincho.
Entretanto, depois de já ter contactado com vários produtores, posso dizer que já ouvi coisas do arco da velha... E resolvi começar a registá-las, porque algumas são, simplesmente, macacamente deliciosas! Numa região onde a maioria das pessoas só recorrem ao Veterinário depois de terem tentado outras soluções, pela ordem Elas próprias »»» Padre »»» Bruxa da aldeia, é natural que nos deparemos com situações, no mínimo, hilariantes... Isto que se segue, meus amigos, não nos ensinam na Universidade... De qualquer forma, sempre que me deparo com uma situação destas, tento procurar uma justificação na ciência que aprendemos, uma vez que há coisas que não acontecem por acaso...
CASO N.º 1
Med. Veterinária VS Eng. Mecânica
Em conversa com um produtor, ele referiu-me que, por vezes, muitos cordeiros apanhavam boqueira, o nome comum, provavelmente, para o Ectima Contagioso, também conhecido por Dermatite Pustular Contagiosa, provocada por um poxvirus (eu sei que todos se lembram de PDI...)
- Sabe o que lhes faço quando se encontram assim, Dr.?
- Diga lá...
- Esfrego-lhes as beiças com massa consistente... É remédio santo!
A única explicação que encontro é o facto de se tratar de uma doença que, geralmente, não requer tratamento, a não ser que se arranquem as crostas ou que haja infecções bacterianas secundárias. Além disso, normalmente os animais recuperam completamente. Ou seja, a massa consistente não lhes faz nada, mas como aplicam e aquilo passa, assumem que é esse o tratamento...
CASO N.º 2
Novo tratamento para a sarna
Esta é para o pessoal de pequenos. Esta semana fui a uma exploração completamente isolada da respectiva aldeia... À chegada, deparei com um cão de guarda com sarna (provavelmente), mas num grau de afecção que mal abria os olhos...
- Então este cão?
- Oh... olhe... encontrou-se-me assim...
- Isto é sarna...
- Pois é, houve outro Dr. que também disse isso... Mas já lhe cortei o rabo.
- Desculpe?!
- Cortei-lhe a ponta do rabo, para o sangrar, e assim aquilo agora já lhe está a secar...
O que é que um macaco diz numa situação destas?! Neste caso, nem procurei qualquer explicação... Assim, como no próximo...
CASO N.º 3
Novo endoparasiticida: faça-o você mesmo!
Mais um rebanho e mais uns cães de guarda a ladrar «desparasita-me!!!»...
- Olhe que havia de desparasitar estes cães...
- Eu sei, Dr... Eu é que ainda não tive tempo para fazer o produto...
- Que produto?
- Atão! Bato dois ovos, misturo-lhe uma colher de chá de enxofre e dou ao cão...
- Nunca tinha ouvido essa...
- Olhe que funciona, Dr.!
A única explicação que encontro para isto é o facto de alguns princípios activos, como os benzimidazóis, terem enxofre na sua constituição. Agora, daí até isto ter algum efeito... não acredito muito...
Pois é, caros amigos... Como vêem, aprendemos muito pouco na Universidade... Mas, para problemas macacos, remédios macacos! E é por isso que eu quero pedir a vossa sábia opinião sobre estes assuntos...
Já estou como o outro...
Eu não acredito em bruxas, mas que l'as há, l'as há...

11 comentários:

Tiago Marques da Silva disse...

E aposto que ainda vais ouvir muito pior, acredita... Este país é pequeno, é atrasado, mas é Portugal, o que significa que cada um de nós tem dentro de si o gene do "desenrascanço".
"Ah e tal... Tou tão doente, tosse seca e contínua..."
Solução normal - Uns xaropes pra tosse, e coisas do género"
Solução popular - Mistura de um ovo, com chá de camumila, e ainda alho, com um copo de cerveja... Espectáculo, 'tás como novo!!! :)

The_Val disse...

AHAHAHAH

Aqui estão umas situações caricatas, sim senhor.

Se fosse comigo, este pessoal nunca me contaria que faz estas cenas, pelo simples facto que não falo camponês! :-)

De qualquer das maneiras gostei particularmente da historia da sarna...pois devia estar a secar, devia...

Joao Macaco disse...

Muito bom.....gostei muito...só mesmo ao pessoal de grandes transmontano..

Hoje por acaso aconteceu-me uma (isto nos pequenos nem se compara a isso)..mas... enquanto tentava explicar a uma dona que nao podia dar mais chouriço, chocolates, frangos outras merdas à cadela, pois era uma cocker gordo comÓ caralho...pai 28kg...e que tinha de lhe dar raçao dieta....só aquilo e mais nada...e que tinha que dividir a quantidade do copo em 3 e nao dar 3 vezes por dia aqulela quantidade ...tanto insisti...que as tantas diz ela:
-"Caralhoooo Sr. Dr., Já percebi....."

Ia-me partir a rir.....tive mesmo kme trincar todo

Joao Macaco disse...

Ah....já pa nao falar dos cães que tem de desparatizar.....mas está tao instituido aqui essa merda que as tantas ate eu me engano......

Jorge Liberdade disse...

Pois...
eu esta semana tive um cliente que me disse que o pelo do cães brilha mais se os lavarmos com SUPER-POP LIMÃO!!!!

(nesse momento quase que me ri, mas depois lembrei-me que tenho um tio que diz que tem o cabelo forte porque desde novo que o lava com OMO e então passou-me a vontade de rir)

E a pior de todas foi uma senhora que desparasita externamente o cão com CREOLINA (um derivado do petroleo que só se encontra em drogarias!!!). Eu bem tentei dizer que não seria o melhor tratamento mas ninguém lhe tirava a razão. Ela dizia:

"O sô dotor não está a ver bem. É que as pulgas morrem mesmo todinhas. Aquilo mata tudo... TUDO!!!"

Muga disse...

A creolina aqui tb é usada com bastante sucesso para o tratamento de míases cutâneas em espécies pecuárias...

Bezerrinho disse...

que pureza, lindo foi cortar o rabo ao cão espectacular. pena é as ovelhas não terem quinhentos kilos, não terem cornos e fazerem mée em vez de muuuuu

Bezerrinho disse...

macacolas a creolina, nome comercial zotal, é a bomba na desinfecção de pocilgas e vacarias... Perdoai-lhes cannas da silva eles não sabem o k dizem

Muga disse...

As ovelhas não têm o quê??? Cornos??? Os cornos fazem parte do padrão da raça! Às frísias é que lhos cortam... Depois, com pena, fazem "muuuuuu"...

Muga disse...

Agora és amigo do Cannas, é? Desculpa lá, mas que IMPUREZA!!!

Didi disse...

Que pureza...!!! Gostei do corte da ponta da cauda!! Creolina é um desinfectante das instalações bezzerinho!!!